Curso

            Curso de Graduação em Letras–Língua Portuguesa, modalidade Licenciatura, turno integral com concentração no período noturno, foi criado e aprovado pelo Conselho Superior Pro-tempore da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) no dia 11 de novembro de 2011, pela resolução n° 20 do Gabinete da Reitoria e revela sua vocação de interiorização quando instala sua sede na região do Maciço de Baturité, domínio territorial ainda carente de instituições de ensino superior. A oferta de vagas pelo Curso de Letras-Língua Portuguesa promove a dinamização da área de ensino de línguas e literatura, bem como a ampliação do acesso ao ensino superior de alunos de todas as regiões do Brasil e estrangeiros oriundos de países lusófonos. O Curso de Graduação em Letras-Língua Portuguesa é parte integrante das ações afirmativas propostas para a formação de professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio na região. Desde 2012, a UNILAB em parceria com as escolas da região vem realizando ações que visam incentivar a formação de professores da educação básica e contribuir para a valorização do magistério. O curso também oferece as atividades normais de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo geral do Curso é promover ensino, pesquisa e extensão de alto nível com uma perspectiva intercultural, interdisciplinar e crítica no que se refere à Língua Portuguesa e às Literaturas em Língua Portuguesa, buscando contribuir para a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para o desenvolvimento econômico e social desses países.

Curso: Letras – Língua Portuguesa
Turno: Integral (Noturno)
Regime: Semestral
Local: Unidade Acadêmica dos Palmares – Acarape (CE)
Grau: Licenciado
Duração: 9 semestres

Perfil do Egresso

Espera-se que o profissional egresso do curso de Letras/Língua Portuguesa tenha um perfil com as seguintes características:

  • Formação teórica e prática em consonância com os avanços nas áreas de Linguística e Literatura, que lhe permita contribuir para a difusão e a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa e de Literaturas em Língua Portuguesa.
  • Domínio de conhecimentos teóricos e práticos de língua e de literaturas em língua portuguesa que permitam a proposição de situações educativas pautadas na ação – reflexão – ação.
  • Domínio do uso da língua portuguesa em termos de sua estrutura e funcionamento.
  • Domínio de conteúdos básicos de língua portuguesa, de literaturas em língua portuguesa e de culturas indígena, afro-brasileira e africana, componentes do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio e em cursos de português para falantes de outras línguas.
  • Habilidade para produzir conhecimentos científicos na área da Linguística e da Literatura, com capacidade de reflexão crítica adequada à tríade ensino-pesquisa-extensão.

Ambientes de Atuação

Os licenciados no curso de Letras/Português da Unilab poderão exercer:

  • Ministrar aulas em instituições de ensino de educação básica em disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.
  • Ministrar aulas em cursos livres de língua portuguesa como língua materna ou língua portuguesa como segunda língua ou como língua estrangeira.
  • Realizar assessoria pedagógica em língua portuguesa e em Literatura para instituições de natureza pública ou privada.
  • Atuar na área editorial como revisor de textos, crítico literário e cinematográfico, podendo trabalhar com produção e avaliação de material didático-pedagógico em língua portuguesa e literatura.
  • Atuar como assessor cultural.
  • Dar continuidade aos estudos em nível de pós-graduação, com desenvolvimento de pesquisas na área de Linguística ou de Literatura, possibilitando o ingresso na carreira de ensino superior.

Grade curricular do Curso de Letras

PPC

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

Inscrições abertas para o Mestrado em Estudos da Linguagem

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGLin-Unilab) publicou edital para a seleção de sua primeira turma de mestrado.  A área de concentração do Programa é Linguagem e Integração, que abriga duas linhas de pesquisa: Linguagem – diversidade e políticas linguísticas; Linguagem – práticas …

Leia mais

III Semana Internacional de Letras da Unilab

  A III Semana Internacional de Letras da Unilab acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de março de 2018, no campus da Liberdade em Redenção – CE. O objetivo da III Semana de Letras da Unilab é o de reunir pesquisadoras e pesquisadores que investigam a linguagem como ação nas suas mais diversas manifestações. Para tanto, …

Leia mais

I Encontro de Vivências Surdas: Libras e Unilab acontece dias 25 e 26 de setembro

As inscrições estão abertas para participar do I Encontro de Vivências Surdas: Libras e Unilab que acontecerá na próxima segunda e terça-feira (25 e 26), a partir das 8h, no Auditório Didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. Os interessados em participar devem preencher o Formulário Eletrônico, como também escolher entre as temáticas abordas pelas oficinas do …

Leia mais

Café com Letras aborda a ficcionalização da vida real

“A ficcionalização da vida real: autoficção, representação e performance autoral” é o tema da palestra da próxima terça-feira (19), realizada pelo Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas. O evento ocorrerá no Auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, às 16h. O palestrante será o professor adjunto da …

Leia mais